30/10/2020 às 17:25

Como conjugar o dia do casamento com o fotógrafo?

125
3min de leitura

Depois de algumas reuniões em família e de muito olhar o calendário, ponderando os prós e contras de cada data, está escolhido o vosso grande dia – o do casamento. 

Muitas outras questões se põem agora. Entre elas o fotógrafo e tudo o que com ele se relaciona. Afinal é ele e toda a sua equipa que vão perpetuar um dia que ficará memorável na vossa vida. Para que isso aconteça, têm de ter ao vosso lado alguém que vos compreenda e com quem estejam em perfeita sintonia. É, portanto, essencial agendar uma sessão antes do dia do casamento, não só para se conhecerem melhor, mas também para definir estratégias e exprimir preferências, conciliando assim as várias fases. Para o fotógrafo e para os noivos o dia do casamento começa bem antes da cerimónia - são as sessões fotográficas em casa da noiva e do noivo, que a maior parte das vezes têm como cenário o local onde viveram a vossa infância, a vossa juventude e até onde tantas horas passaram com quem agora vão partilhar a vida futura.

Passando à cerimónia em si, é essencial que o fotógrafo e a respetiva equipa disponham de um espaço próprio (quer a cerimónia seja civil ou religiosa) para depositar o material de trabalho, poder descarregar e/ou trabalhar as fotos. O fotógrafo deverá ser informado do número aproximado de convidados e da sua relação familiar com os noivos, inteirando-se assim das diferentes faixas etárias existentes e dos laços de parentesco. O noivo será secundado pelos seus convidados e, por último, a noiva surgirá com os seus. Seguir-se-á a cerimónia, cabendo ao fotógrafo realçar e fazer enfoque em momentos mais marcantes e eventualmente falados e combinados anteriormente - a troca de alianças, o beijo nupcial e até a inclusão de uma ou outra foto captando uma emoção mais forte de um ou uma familiar. Seguir-se-á o copo de água, num ambiente muito mais descontraído, com os noivos agora libertos de toda a tensão anterior e em alegre convívio com familiares e amigos. Caberá aos noivos a primeira dança, rodopiando alegremente pela pista e incitando os convidados a fazer o mesmo (isto se os noivos tiverem decidido que o fotógrafo e a sua equipa se vão manter até ao fim da festa, incluindo assim na sua coleção as fotos da pista de dança).

Embora tudo o que diz respeito à cerimónia seja de primordial importância, outras questões há, que também terão de ser ponderadas previamente com o fotógrafo e a sua equipa. Antes de mais certificarem-se da permissão de se fotografar no local onde se vai realizar o casamento. Caso seja essa a pretensão dos noivos, poderá até aventar-se a possibilidade de fazer fotografia de drone. Tratando-se de uma cerimónia religiosa, deverá conciliar-se as fotografias com o padre, assim como estipular tempo e local para as fotos com os convidados, não esquecendo previamente as dos noivos após o registo notarial. Será grande a curiosidade de todos para ter o primeiro contacto com as fotos. É, portanto, importante decidir sobre a sua exposição, o local e o momento em que serão expostas assim como o formato em que serão provisoriamente apresentadas, em tablets por exemplo, se for essa a vontade dos noivos. Uma das preocupações que deverá ser constante ao longo de todo o dia, é a luz existente nos vários espaços onde o fotógrafo se terá de movimentar, a casa dos noivos, a igreja, o copo de água.

A função do fotógrafo poderá passar despercebida, mas é a ele que devemos o registo de um dia que ficará para sempre marcado nas vossas vidas e que podem recordar todas as vezes que folhearem o vosso álbum de casamento ou até olharem ternurentamente para uma parede da vossa casa, onde brilha, com orgulho, uma foto desse dia.

30 Out 2020

Como conjugar o dia do casamento com o fotógrafo?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, em que podemos ajudar?
Logo do Whatsapp